sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Agua tônica


Do que é feita a água tônica?


Água com gás, açúcar e hidrocloreto de quinino, um sal. Sal? Isso mesmo, o que diferencia a água tônica dos outros refrigerantes é justamente o sal, que dá aquele gostinho amargo característico da tônica. O quinino, que compõe o sal usado na bebida, é uma das substâncias ministradas no tratamento da malária, o que leva muita gente a acreditar que a tônica pode ser ingerida como remédio. Mas isso é um tremendo engano, porque, além de a quantidade de quinino na tônica ser pequena demais para ter propriedades farmacológicas - o refrigerante tem 5 miligramas por litro, enquanto no tratamento da malária usa-se 1,5 grama por dia -, o quinino do remédio apresenta-se em uma composição diferente - em sulfato ou cloridrato, enquanto na tônica é hidrocloreto. Por isso, não existem restrições para o consumo da bebida nem mesmo por gestantes - o sulfato de quinino tem propriedades abortivas. Mas nem sempre foi assim. De fato, a tônica surgiu como um  remédio e, justamente pela propriedade revigorante da mistura de água com quinino, ela recebeu esse nome. A mistura surgiu na Índia e tornou-se popular graças aos ingleses que viviam por lá - a Índia era colônia inglesa - e levaram a fórmula para as fábricas de refrigerantes da sua terra natal. A bebida foi patenteada em Londres, em 1858.
História 
No ano de 1638, quando a Condessa de Chinchon, esposa do vice-rei espanhol que estava no Peru, adoeceu com a febre terçã (Malária). Índios, então prepararam uma poção feita com a casca de uma árvore chamada Kina (nome indígena), resultando na cura. 

A água tônica, como conhecemos, surgiu na Índia, no período colonial do Império Britânico. Os ingleses levaram a fórmula para as fábricas de refrigerantes na Inglaterra..
No início ela foi somente utilizada como medicamento no combate à malária. A quinina ainda hoje é empregada no tratamento, mas a água tônica atualmente industrializada e distribuída no mercado não possui de propriedades medicamentosas sendo apenas um refrigerante de gosto amargo. 

  
Experiência   



Uma experiência que circula na internet é que se você colocar água  Tonica em um copo e expuser esse copo na luz negra (essas vendidas em casas de materiais de construção) ela vai brilhar no escuro. Se funcionar deixe um comentário.
 









3 comentários:

  1. Gostei bastante do seu artigo.Sou apreciadora da agua tônica,gostei de conhecer sua historia e origem.
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. bah nem imaginava q ela tinnha surgido na india
    muito triii ovo experimenta o lance da luz negra
    se der certo ti conto
    bjimm

    ResponderExcluir
  3. Simplesmente sensacional o post,

    Cara, até que enfim fiquei sabendo como é feita a água tônica, que por sinal eu gosto muito,
    a coca também tem origem em remédio, que bom,

    Valeu, um abraço

    ResponderExcluir